Como a Pandemia afetou os jogos eletrônicos?

Como a Pandemia afetou os jogos eletrônicos?

Quem imaginaria que a receita e os downloads começaria a subir durante a pandemia?

E o melhor: De acordo com os dados da Sensor Tower, essa alta pode durar!

O dia a dia dos consumidores foi afetado de uma forma bem repentina, levando em conta que a pandemia do COVID-19 tomou apenas algumas semanas para se espalhar pelo mundo.

Houve milhões de casos testados e confirmado, e assim como centenas de milhares de mortes.

Os bloqueios – com o intuito de diminuir a taxa de infecções e mortes – literalmente deram um “Stop” na economia global.

Os Impactos Causados

Obviamente temos coisas mais importantes a serem discutidas nesse momento do que discutir jogos para celular, porém como em todos as outras indústrias, a pandemia, deixou sua marca no setor.

Conforme os relatórios do Sensor Tower, os três primeiros meses de 2020 marcaram o maior trimestre de downloads de jogos para celular de todos os tempos.

Foram mais de 13 bilhões de instalações, somando os dois maiores Market Places de APP, o App Store e no Google Play.

Para que você tenha uma noção maior de quão grande foi o aumento, esse número foi 2 bilhões maior do que o mesmo trimestre de 2019.

A alta de downloads teve seu começo após o primeiro trimestre de 2020.

Com uma alta de 24% em março, os downloads nas principais lojas de Apps bateram o valor de 5,1 bilhões

Enquanto em abril os downloads aumentaram mais 8%, em relação ao mês anterior, passando para 5,5 bilhões.

A Índia é a campeã em novas instalações de jogos para dispositivos móveis em todo o mundo, o país gera cerca de 966 milhões de downloads em um mês (abril).

Nos Estados Unidos, os downloads bateram 527 milhões em abril, um crescimento de 15% em relação ao mês anterior.

Na China, onde os bloqueios começaram antes de que outros países, pois era o epicentro inicial, os downloads atingiram sua alta em fevereiro atingindo os 284,3 milhões, e tendo uma queda de 33% (190,7 milhões) em abril.

Os gastos dos usuários de Apps de jogos nesse período

Os gastos do usuário em jogos para mobile, por consequência do maior uso, estão aumentando.

Os jogos geraram US $ 5,8 bilhões em todo o mundo, em Março.

O que configurou um aumento de 8% em relação ao mês anterior.

Enquanto isso, em abril, o crescimento da receita subiu para mais de 10% em relação a março, atingindo o valor de US $ 6,4 bilhões.

O importante aqui a ser ressaltado é o salto em receita em abril que não foi seguido com a mesma taxa de crescimento de download, evidenciando que os usuários atuais, estão gastando mais do que anteriormente.

Os gastos dos clientes nos EUA registraram um incremento notável nos primeiros quatro meses de 2020, chegando a US $ 1,9 bilhão em abril, um aumento de 18% em relação a março e 28% em janeiro.

Enquanto isso, na China, os Gamers atingiram a marca de gastos de US $ 1,1 bilhão na App Store em abril, 5% a mais que em março, porém 5% a menos que em janeiro.

Sem dúvidas teremos impactos da pandemia do COVID-19 nos downloads e na receita de jogos, o que levará a um desenvolvimento de estratégias mais aprofundadas do que atualmente temos.

Os Campeões da Quarentena

Internacionalmente, um grande número dos principais jogos geradores de receita extremamente altos é realmente os que você já imaginou.

Vamos lá, alguns dados?

Em abril, o PUBG Mobile e o Honor of Kings da Tencent produziram US $ 225,2 milhões e US $ 156 milhões, separadamente.

Beast Strike, AFK Arena, Gardenscapes, Fate / Grand Order e Coin Master eram de fato os mais cotados.

O principal MMO Roblox se tornou o terceiro maior mundialmente falando, com quase US $ 96 milhões, um aumento de 37,4% em relação ao mês anterior.

O queridinho Fortnite da Epic está de volta à ascensão – em parte por conta de seu show astronômico no jogo, onde trouxe Travis Scott, que atraiu cerca de 12,3 milhões de jogadores simultâneos – criando US $ 44,3 milhões em dispositivos portáteis em abril, um aumento de 90% em relação a março.

Em um mês paradisíaco, ele ascendeu ao número 21 do jogo MOBA, com 99% dos gastos com aplicativos originados simplesmente na App Store.

No que diz respeito aos jogos mais baixados, os títulos descontraídos e descontraídos continuam esmagadores, com o Save The Girl da Lion Studios criando cerca de 50,2 milhões de downloads.

A Playrix acaba sendo especialmente famosa em abril, com Gardenscapes apresenta 84% mês a mês para 37,7 milhões de downloads, Fishdom apresenta 58% a 22 milhões, Homescapes baixa 77% para 17,6 milhões e Township 116% para 15,9 milhão.

Até o momento, o distribuidor superou 1 bilhão de downloads de aplicativos em seu portfólio.

O mercado após a Pandemia

Apesar dos ventos de aproximação de uma desaceleração mundial, ainda estimamos US $ 98 bilhões em receita de jogos portáteis até 2024, uma subida de 55,6% em relação aos níveis de 2019.

Isso é US $ 4 bilhões mais alto do que nossa previsão pré-COVID-19 para o mercado.

Com relação aos downloads, os números da Sensor Tower atualmente medem 75,1 bilhões de downloads em 2024.

Recentemente, prevíamos 70,3 bilhões de lançamentos em todo o mundo.

De nossas avaliações, claramente o melhor incremento em nossas estimativas de receita será visto na App Store, enquanto o Google Play verá uma ascensão mais proeminente nas instalações de APPs.

Obviamente, tudo isso poderá ser alterado em algum momento no futuro, quando o efeito da pandemia, uma potencial segunda onda e os impactos prolongados dos bloqueios forem mais conhecidos.

O que é razoável até agora é que os clientes estão indo para seus telefones como nunca antes para diversão e necessidades, por exemplo, compras e bem-estar, e essas novas propensões podem se tornar perpétuas.

Conclusão

Está claro que devido a pandemia, estamos obrigados a passar mais tempo em casa.

E por conta disso temos mais tempo para ser preenchido com alguma atividade.

Deixando assim um espaço maior para o crescimento do uso de dispositivos móveis e por consequência dos aplicativos de jogos.

Acredito que dentre os mercados afetados pelo Covid19, o mercado de games mobile seja um dos poucos afetados de uma forma positiva.

Deixe seu comentário sobre o que pensa dessa relação, COVID19 e Games Mobile.

Não deixe também de ler:

3 comentários sobre “Como a Pandemia afetou os jogos eletrônicos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *